quarta-feira, 21 de julho de 2010

Localização

Extendendo-se por 27.400 quilômetros quadrados, Haiti ocupa a terceira parte da ilha La Espanhola, conhecida também como ilha de São Domingo. É a segunda maior ilha das Antilhas e está situada no centro do arquipélago, muito perto do Trópico de Câncer.

Haiti equidista de Miami, Estados Unidos e Caracas, Venezuela. Limita-se ao norte, sul e oeste com o Mar Caribe, e a leste com a República Dominicana. As duas nações não estão claramente separadas por nenhuma fronteira natural, pelo que partilham muitos rios, vales e montanhas, fazendo do território uma só região física. A máxima altitude é La Selle, no sul do Haiti com 2.680 metros e o principal rio é o Artibonite, que nasce na República Dominicana e desemboca no Golfo de Gonave. Os outros rios do território são muito curtos e de rápidas correntes.

A sua orografia vem caracterizada por um terreno predominantemente montanhoso, formado por duas cordilheiras maiores e uma menor situada entre elas. As costas do Haiti são, sobretudo rochosas, e distingue-se nela duas peninsulas, a peninsula de Saint Nicholas ao norte, e a do Tiburão ao sul, formando o Golfo de Gonave, onde situa-se uma pequena ilha do mesme nome.

A capital do país é Porto Príncipe (Port au Prince). Outras cidades importantes são Cap Haitien, Gonaives, Les Cayes, Pétionville, Port-de-paix, Saint Marc e Jacmel.

Fontes : http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/haiti/haiti-2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário